17 de jan. de 2005

50 First Dates

Música de fundo
Various Artists / 50 First Dates
(2004 Warner Music)

Alguém já disse sabiamente, embora eu desconheça a fonte, que as músicas e filmes que se ouviu e assistiu na adolescência serão aqueles que mais vamos gostar em nossas vidas. E isso explica de modo satisfatório a atração que a música dos anos 80 exerce sobre mim.

(Abre parênteses. Não é à toa que as três melhores bandas de todos os tempos na minha opinião – U2, R.E.M. e The Smiths – surgiram e se consolidaram nesta década. Fecha parênteses)

De fato, a música produzida no anos 80, de um modo geral, nos legou vários clássicos inesquecíveis, sejam eles pós-punk, new wave, gótico ou surf, muitos dos quais se mantêm insuperáveis diante dos vindouros anos 90 ou 2000.

(OK, OK.... podem me chamar de saudosista...)

Mas se você se identificou com os parágrafos acima, e ainda não terminou de escolher a lista de CDs para curtir neste verão, aqui vai uma dica então: 50 First Dates, a trilha sonora do filme de Peter Segal, que no Brasil recebeu o título de "Como Se Fosse a Primeira Vez" (2004).

O filme é uma das raras bobagens "assistíveis" do Adam Sandler, cuja participação da Drew Barrymore pretendeu repetir o sucesso de "Afinado no Amor" (The Wedding Singer, 1998) e que coincidentemente também tinha uma trilha sonora baseada em clássicos dos anos 80.

Embora o filme não acerte muito, a seleção de músicas para a trilha foi bem mais feliz, optando por reunir versões reggae para o "cancioneiro oitentista". São releituras despretenciosas – ou seja, não têm o objetivo de serem melhores que os originais, mas de oferecerem ao ouvinte que as conhece uma roupagem mais atualizada, alegre e condizente com a estação (sol, praia e festa) e o clima do filme, claro.

As melhores são as interpretações para Drive, sucesso do The Cars, pelo Ziggy Marley; Every Breath You Take, do Police, pelo UB40, Slave To Love (Roxy Music), por Elan Atias & Gwen Stefani; Love Song (The Cure), pelo 311; Hold Me Now (Thompson Twins), por Wayne Wonder; e Lips Like Sugar (Echo & The Bunnymen), por Seal. As demais faixas se destacam bem menos, não indo muito além dos méritos da própria música, mas ainda assim formam um conjunto equilibrado, ideal para se ouvir nestas férias.

5 de jan. de 2005

rateyourmusic

rateyourmusic



Nesse início de ano, a dica não é de música exatamente, mas tem tudo a ver com ela. Trata-se do site rateyourmusic.com que descobri por acaso e recomendo a todos que tem esse costume irremediável de classificar a sua coleção de CDs.

Para participar do site, que é um especialista em registrar essa "arte" de avaliar e escrever comentários dos seus membros, basta se registrar gratuitamente e depois localizar cada um dos seus CDs e selecionar quantas estrelas ele merece. A sua cotação fica registrada numa página pessoal e passa a contar na nota final do CD.

Extrapolando a grande base de dados que o rateyourmusic.com possui, é possível, a cada visita à pagina inicial, descobrir aleatoriamente qual foram os 25 melhores discos lançados em 1963, por exemplo. Mas é claro que nem sempre vamos encontrar unanimidade com o que a crítica musical costuma publicar. Por se tratar de uma média baseada na opinião de leigos em sua maioria, não se pode tomar por referência, mas ainda assim desperta certa curiosidade justamente pela sua característica de "voto popular".