2 de jun. de 2003

A respeito do descaso das distribuidoras nacionais em relação ao jazz clássico norte-americano das décadas de 50 e 60 - o período mais fértil do gênero dentro de sua pátria-mãe - chego à única conclusão plausível para isso: simplesmente não há mercado para o jazz no Brasil. Onde estão, por exemplo, os trabalhos iniciais dos quintetos de Miles Davis na Columbia ou os registros da fase de John Coltrane e o seu quarteto clássico na Impulse, só para ficar em dois dos artistas mais representativos do período?

(Nota: quanto ao Miles Davis, a Sony/Columbia chegou a lançar alguns CDs do final dos anos 50, entre eles o seminal Kind Of Blue e suas colaborações com Gil Evans, mas os quintetos continuam inéditos!)

Mas pode ser que a coisa esteja para mudar. Pelo menos é o que demonstra a BMG que está lançando parte do catálogo da Fantasy Records (Riverside, Galaxy, Prestige e outras) por aqui em edições caprichadas com embalagens digipack, embora com o preço ainda um tanto "salgado". Sobre essa nobre iniciativa, leia mais aqui.

Acompanhe todos os lançamentos da coleção (e uma pequena resenha sobre cada um deles) no site oficial da BMG Brasil: Fantasy 20-bit Digipack Series.

Nenhum comentário: