26 de ago. de 2003

Discoteca Básica

Pixies - Doolittle (1989)

Neste exato momento, enquanto ouço Doolittle, tento imaginar o que se passava na cabeça singular (para não dizer maluca mesmo) de Black Francis, mas é impossível... De onde ele tirava os personagens para as tramas bizarras descritas nas letras de Hey ou Crackity Jones, por exemplo? Para ele, vampiros (I Bleed) ou macacos (Monkey Gone To Heaven) parecem tão absurdamente normais que fazer uma música sobre eles é absolutamente natural!

É claro que o mérito é do grupo todo - por isso não é exagero dizer que os Pixies foram a última grande banda dos anos 80, já demonstrando em seu caldeirão de pop, surf rock e guitar band, toda a fúria que os 90 nos reservava (vide o movimento Grunge e barulheiras afins). De canções singelas como There Goes My Gun e La La Love You aos petardos sonoros de Tame e Wave Of Mutilation, passando pela açucarada, mas não menos notável Here Comes Your Man, as músicas deste disco são tão deliciosas quanto raivosas...

Se você tiver que escolher entre algum dos trabalhos do quarteto de Boston, não hesite: Doolittle é o mais representativo. Agora, depois não reclame se tiver uma vontade irresistível de comprar também Bossanova, Surfer Rosa, Trompe Le Monde,...

20 de ago. de 2003


Seal é um desses artistas que atravessam os desprestigiosos caminhos do pop com qualidade, sem ser descartável.

Em seu quarto álbum, Seal (IV), ele mantém seus costumeiros flertes com o soul, a música eletrônica e o dance, sem maiores inovações. Os melhores momentos ficam com as músicas Don't Make Me Wait, Let Me Roll e Where There's Cold, com arranjos que exploram bastante o soul e r&b, tendo até mesmo algumas pitadas de reggae na última. Love's Divine possui um ótimo apelo comercial e pode ser a próxima música de trabalho (a primeira foi Get It Together). Nas demais faixas, Seal repete sua fórmula, sem arriscar muito.

Apesar deste não superar o seu melhor álbum, o segundo, Seal tem mantido uma carreira regular, sem decepcionar quem já gosta do seu estilo desde o tempo de Crazy. Em nossos dias, isso significa estar acima de muita figurinha carimbada do mundo pop.


13 de ago. de 2003

Em tempo...

A segunda melhor banda de rock do planeta, segundo a humilde opinião desse resenhista, que estava em turnê pela Europa e a partir do dia 29 de agosto parte para novos shows na América do Norte, enquanto não nos brinda com nenhum trabalho novo, prepara-se para lançar sua primeira coletânea pela Warner: In Time: The Best Of R.E.M. 1988-2003.

A data de lançamento é 27 de outubro e o CD conterá duas faixas inéditas: Bad Day e Animal, que a banda já vinha tocando nos recentes shows na Holanda e Londres.

Fonte: remhq.com