29 de set. de 2003

Ao vivo e bem acompanhados

Em 2001, o Pato Fu foi eleito pela revista Time como uma das dez melhores bandas do mundo (excetuando-se as americanas) ao lado de U2 e Radiohead, pelo CD Televisão de Cachorro. Este invejável reconhecimento – que às vezes passa desapercebido pela mídia/crítica nacional, que prefere idolatrar os Jota Quests e Charlie Browns da vida – poderia subir à cabeça do quarteto mineiro, mas eles se mostraram tão maduros neste ponto, quanto são talentosos em seu trabalho. Ruído Rosa, que foi lançado nesse mesmo 2001, e o MTV Ao Vivo no Museu de Arte da Pampulha, de 2002, estão aí para comprovar a escolha corretíssima da Time e a competência do grupo.

Abaixo reproduzo a resenha que escrevi em 27/04/2001 para o site Ivox sobre o CD Ruído Rosa e mais um comentário a respeito do DVD MTV Ao Vivo no Museu de Arte da Pampulha:

O Pato Fu pode não ser exatamente uma banda "cabeça", coisa rara na atual cena burra do rock nacional, mas certamente é uma das poucas que, após cinco discos e conquistar um sucesso acima da média entre o público, não tem receio algum em lançar um CD como este Ruído Rosa, recheado de sonoridades/instrumentos pouco usuais (synth theremin, cavaquinho, três tipos de baterias diferentes numa mesma música e até um piano de brinquedo) e de arranjos no mínimo esquisitos para algumas músicas, como a releitura de Tolices do Ira! Aliás, o Pato Fu sempre se destacou em fazer covers legaizinhas: tem ainda Eu, da extinta (e ótima) banda gaúcha Graforréia Xilarmônica e Ando Meio Desligado, dos Mutantes, cujo único pecado foi entrar para a trilha sonora de uma novela global.

Por tudo isso, Ruído Rosa está muito próximo dos trabalhos iniciais do quarteto mineiro, o que pode tornar sua audição um pouco difícil num primeiro momento. E mesmo não sendo seu melhor disco, está bem acima do pop descartável de alguns de seus conterrâneos.

Muito bem produzido, o show no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, comemora os 10 anos do Pato Fu. Repertório excelente (com direito a revisões dos hits Sobre o Tempo e Canção Pra Você Viver Mais), arranjos impecáveis (entre outras coisas, auxiliados pelos convidados Hique Gomez e Nico Nicolaeiwsky) e mais quatro faixas inéditas de presente para os fãs, o DVD capta com perfeição o que são estes mineiros em plena atividade, à vontade em executar ao vivo faixas que parecem ser quase impossíveis de sair do estúdio (vide Rotomusic de Liquidificapum ou Capetão 66.6 FM, por exemplo).

A força de músicas como Um Ponto Oito surge renovada na execução correta do grupo, desde o vocal discreto da Fernanda, a guitarra trabalhada do John, o baixo inquieto do Ricardo, até a bateria precisa do Xande. Entre as inéditas, o destaque vai para a belíssima Nada Pra Mim, uma rara canção de amor; tocante, mas que evoca ao mesmo tempo um pouco da nossa inocência infantil. Por Perto, Me Explica e a quase jazzística Não Mais não ficam atrás: são baladas notáveis que deixam o esperimentalismo de lado, sem cair no pop fácil. A dupla gaúcha de Tangos & Tragédias – Nico (piano, acordeon e voz) e Hique (violino, serrote e voz) – são bem aproveitados em várias músicas, contribuindo com seus instrumentos de maneira peculiar e certeira. Bem como os teclados de Lulu Camargo (ex-Karnak).

Na parte técnica, o DVD também não decepciona: ótima imagem (1.33:1) e faixas de 5.1 canais (Dolby Digital e DTS). Encontramos ainda o recurso que a MTV tem explorado muito bem nos seus produtos: legendas com cifras nas músicas. A única ressalva fica por conta da edição, que originalmente inclui as entrevistas com o Pato Fu e que na opção para se assistir apenas o show provoca paradas irritantes entre uma faixa e outra. Ah, poderiam ter incluído também um making-of que mostrasse mais os bastidores do show, principalmente o belíssimo Museu da Pampulhinha...

Gozando de merecido descanso – Fernanda estava para ganhar seu bebê este mês –, o Pato Fu deve voltar com trabalho novo só ano que vem. Portanto, aproveitem para curtir a carreira de uma das melhores bandas nacionais surgidas na última década, com estes dois bons trabalhos deles.


22 de set. de 2003

Saiu hoje diversas matérias na imprensa musical internacional confirmando o lançamento do novo DVD do U2.

Confirmando alguns rumores, o DVD chamará "U2 Go Home - Live from Slane Castle", com 19 músicas do segundo show da banda em Slane Castle pela "Elevation Tour", ocorrido em 1º de setembro de 2001:

"Elevation"
"Beautiful Day"
"Until the End of the World"
"New Year's Day"
"Out of Control"
"Sunday Bloody Sunday"
"Wake Up Dead Man"
"Stuck In a Moment You Can't Get Out Of"
"Kite"
"Angel of Harlem"
"Desire"
"Staring at the Sun"
"All I Want Is You"
"Where the Streets Have No Name"
"Pride (In the Name Of Love)"
"Bullet the Blue Sky"
"With or Without You"
"One"
"Walk On"

O lançamento mundial está previsto para 17 de novembro (incluindo Brasil) e 18 de novembro nos Estados Unidos.

No Dvd, haverá diversas opções para áudio (PCM Stereo, DTS e Dolby 5.1 Surround Sound), aspect ratio 16:9 e faixas extras:

- um documentário chamado "The Unforgettable Fire", um making of do disco de mesmo nome, gravado no Castelo em 1984. Esse documentário foi remasterizado para o lançamento. Então, deve ser o que está presente na fita VHS "The Unforgettable Fire"
- além disso, incluirá calendário, screensavers e links
- três músicas poderão ser vistas por uma câmera que gira 360º

Atualmente a banda está finalizando o próximo disco de estúdio e espera sair em turnê em 2004.

Fonte: U2town.net

15 de set. de 2003

Os Pixies estão de volta?

Para felicidade geral dos fãs e daqueles que não agüentam mais a falta de criatividade das bandas alternativas dos nossos dias, parece que sim. A NME e a MTV americana já deram alguns toques, vagamente ratificados em entrevistas dadas pelo ex-líder da banda, Frank Black. Segundo essas fontes, além da turnê, um novo álbum com músicas inéditas também estaria em vista.

Enquanto os membros não confirmam nada oficialmente – nem sequer se o motivo da reunião é para compensar suas carreiras pós-Pixies que são interessantes, mas nem se comparam com o sucesso de discos como Doolittle – vamos ficar torcendo para que o boato se torne realidade!


Fonte: NME.COM

11 de set. de 2003

"A simple prop to occupy my time"
The One I Love, R.E.M.

Nós escrevemos "The One I Love" na estrada. Era uma canção fictícia e não baseada em alguma história real. A música soa como uma canção de amor até aquela linha, então fica feia. Eu pensei que ela era muito violenta para realmente gravá-la. – Michael Stipe

8 de set. de 2003

Libere um LIVRO!

Na manhã de 11 de setembro 2003 não se esqueça de sair munido de um livro que seja importante para você.

Um livro que tenha mudado sua maneira de ver o mundo. Ou que você acredite que possa mudar a vida de alguém, de alguma forma. Escreva uma dedicatória... e libere-o!

Libere-o na via pública, sobre um banco, no metrô, no ônibus, em um café... à mercê de um leitor desconhecido.

E você? Adotará um livro que esteja em seu caminho, caso ele surja.

O dia 11 setembro agora não será mais um aniversário fúnebre, e sim um dia de troca de energia e doação. Juntos, transformaremos esta data em um ato de criatividade e generosidade.

A mobilização será geral em Bruxelas, Paris, Florença e São Francisco. Vamos fazer isso também em nossas cidades aqui no Brasil.

Nas cidades citadas, escritores, leitores e amantes dos livros em geral liberarão seus livros, em lugar público.

Engaje-se nessa idéia também! E faça circular essa informação!

1 de set. de 2003

Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos é a nova lista de tops publicada pela revista Rolling Stone. Em primeiro lugar, a unanimidade de sempre, Jimmy Hendrix. A partir daí, só posso dizer que "há controvérsias", mas a relação não deixa de servir como referência para as nossa própria lista de Top-100. (Sem falar que tem muita gente boa que ficou de fora!!!)

Ei-la:


1 Jimmy Hendrix
2 Duane Allman of the Allman Brothers Band
3 B.B. King
4 Eric Clapton
5 Robert Johnson
6 Chuck Berry
7 Stevie Ray Vaughan
8 Ry Cooder
9 Jimmy Page of Led Zeppelin
10 Keith Richards of the Rolling Stones
11Kirk Hammett of Metallica
12 Kurt Cobain of Nirvana
13 Jerry Garcia of the Grateful Dead
14 Jeff Beck
15 Carlos Santana
16 Johnny Ramone of the Ramones
17 Jack White of the White Stripes
18 John Frusciante of the Red Hot Chili Peppers
19 Richard Thompson
20 James Burton
21 George Harrison
22 Mike Bloomfield
23 Warren Haynes
24 The Edge of U2
25 Freddy King
26 Tom Morello of Rage Against the Machine and Audioslave
27 Mark Knopfler of Dire Straits
28 Stephen Stills
29 Ron Asheton of the Stooges
30 Buddy Guy
31 Dick Dale
32 John Cipollina of Quicksilver Messenger Service
33 & 34 Lee Ranaldo, Thurston Moore of Sonic Youth
35 John Fahey
36 Steve Cropper of Booker T. and the MG's
37 Bod Diddley
38 Peter Green of Fleetwood Mac
39 Brian May of Qeen
40 John Fogerty of Creedence Clearwater Revival
41 Clarence White of the Byrds
42 Robert Fripp of King Crimson
43 Eddie Hazel of Funkadelic
44 Scotty Moore
45 Frank Zappa
46 Les Paul
47 T-Bone Walker
48 Joe Perry of Aerosmith
49 John McLaughlin
50 Pete Townshend

51 Paul Kossoff of Free
52 Lou Reed
53 Mickey Baker
54 Jorma Kaukonen of Jefferson Airplane
55 Ritchie Blackmore of Deep Purple
56 Tom Verlaine of Television
57 Roy Buchanan
58 Dickey Betts
59 & 60 Jonny Greenwood, Ed O'Brien of Radiohead
61 Ike Turner
62 Zoot Horn Rollo of the Magic Band
63 Danny Gatton
64 Mick Ronson
65 Hubert Sumlin
66 Vernon Reid of Living Colour
67 Link Wray
68 Jerry Miller of Moby Grape
69 Steve Howe of Yes
70 Eddie Van Halen
71 Lightnin' Hopkins
72 Joni Mitchell
73 Trey Anastasio of Phish
74 Johnny Winter
75 Adam Jones of Tool
76 Ali Farka Toure
77 Henry Vestine of Canned Heat
78 Robbie Robertson of the Band
79 Cliff Gallup of the Blue Caps (1997)
80 Robert Quine of the Voidoids
81 Derek Trucks
82 David Gilmour of Pink Floyd
83 Neil Young
84 Eddie Cochran
85 Randy Rhoads
86 Tony Iommi of Black Sabbath
87 Joan Jett
88 Dave Davies of the Kinks
89 D. Boon of the Minutemen
90 Glen Buxton of Alice Cooper
91 Robby Krieger of the Doors
92 & 93 Fred "Sonic" Smith, Wayne Kramer of the MC5
94 Bert Jansch
95 Kevin Shields of My Bloody Valentine
96 Angus Young of AC/DC
97 Robert Randolph
98 Leigh Stephens of Blue Cheer
99 Greg Ginn of Black Flag
100 Kim Thayil of Soundgarden


Fonte: RollingStone.com