24 de ago. de 2006

Demon Days Live

O Gorillaz é uma banda formada pelos ingleses 2D (vocais e teclados) e Murdoc Niccals (baixo), o nova-iorquino Russel Hobbs (bateria) e a japonezinha Noodles (guitarra) e já lançou dois CDs: Gorillaz (2001) e Demon Days (2005). Correto?

"Virtualmente" falando, é isso aí mesmo! Mas na verdade, o Gorillaz é um projeto muito bem sucedido de Damon Albarn (líder da banda Blur) e Jamie Hewlett (criador da HQ Tank Girl) que une o hip-hop, rap e rock de variadas influências com o design bem sacado de animações no lugar de integrantes reais. Evidentemente que por trás disso tudo o Gorillaz contava com a participação ilustre de convidados do calibre de Tina Weymouth e Chris Frantz (Tom Tom Club, Talking Heads) e Ibrahim Ferrer (Buena Vista Social Club). Após o estouro do primeiro album, que incluía os hits Clint Eastwood, 19-2000 e Rock the House, a expectativa sobre o trabalho seguinte era grande. Mas Albarn cercou-se de mais artistas renomados e Demon Days acabou fazendo tanto (ou mais) sucesso que seu predecessor.

Numa iniciativa inusitada para uma "banda virtual", Albarn decidiu recriar o álbum no formato de "ópera-rock" e o apresentou ao público durante os dias 1º a 5 de novembro de 2005, no Manchester Opera House. O melhor dessas apresentações foi lançado em DVD recentemente com o nome de Demon Days Live (Parlaphone/EMI, 2006). Executado na íntegra com a participação de diversos músicos, incluindo um conjunto de cordas e corais de crianças e gospel, o show é a prova cabal do porquê o Gorillaz agradou tanto público quanto crítica na sua curta existência.

Como já ocorria em aparições esporádicas dos Gorillaz, em palco os verdadeiros músicos da banda não possuem qualquer tipo de iluminação, exceto pelos painéis luminosos coloridos instalados ao fundo. Tudo o que vemos são apenas as suas silhuetas, dando todo o destaque para os convidados - que não são poucos: Neneh Cherry em Kids With Guns, De La Soul em Feel Good Inc., Ike Turner em Every Planet We Reach Is Dead, Shaun Ryder (ex-Happy Mondays) em DARE, além dos já citados corais infantil (em Dirty Harry) e de Manchester (em Don't Get Lost in Heaven). Até um improvável Dennis Hopper comparece como narrador em Fire Coming Out of the Monkey's Head. Prá terminar, uma singela e bonita homenagem ao cubano Ibrahim Ferrer, falecido no ano passado, que aparece no telão para acompanhar a banda na única música do primeiro CD incluida no show: Latin Simone (Que Pasa Contigo).

O DVD possui transferência anamórfica 16:9 e inclui faixas DD 2.0, DD 5.1 e DTS. Como extras, apenas os vídeos e animações exibidos no telão das músicas em faixas isoladas. Seria interessante que houvesse algum documentário sobre os bastidores dessa que, segundo afirmou Albarn recentemente, pode ter sido a última aparição de 2D, Murdoc, Russel e Noodles.

Nenhum comentário: