27 de dez. de 2002

Irlandeses em retrospectiva digital

Ficou reservado para o fim-do-ano o lançamento dos dois melhores DVDs de videos de 2002. E, por coincidência, ambos guardam algumas semelhanças entre si: ambos são de bandas irlandesas e abrangem o período da última década (os anos 90).

O melhor deles, The Best Of 1990-2000 do U2 é um DVD muito bem acabado, com belos menus (embora um pouco confusos) contendo 16 clipes, mais as versões alternativas de alguns deles e, de bônus, outros oito clipes, que não entraram na seleção principal talvez por não estarem presentes na coletânea em CD. É um compêndio e tanto da década em que Bono & Cia. resolveram "sonhar tudo de novo", embora não esteja completo. Que eu me lembre agora, uma terceira versão de One (aquela com os búfalos), o video de Love Is Blindness e um remix de Discotèque ficaram de fora. Walk On e Elevation também não entraram, mas pelo menos foram lançados em DVD-singles. Prá compensar, os demais clipes tem comentários dos diretores (bem, eu não conheço outro DVD de videos que tenha um extra desse tipo!!!) e mais três documentários (A Story Of One, Missing Sarajevo e U2 Sur Mer). Tudo devidamente legendado em português.

The Cranberries, a banda capitaneada pela Dolores O'Riordan, não fica para trás com o seu Stars - The Best Of Videos 1992-2002, um produto praticamente impecável e que vai agradar a fãs e simpatizantes. O DVD trás os 17 clipes do quarteto, quatro takes alternativos, mais três vídeos bônus ao vivo, sendo dois deles extraídos do excelente show de 1994 em Astoria, Londres (e que também merecia ter uma edição digital) e mais um show completo realizado em 2000 em Vicar Street, Dublin (onde Dolores exibe com orgulho sua segunda gravidez). Para completar, há um documentário onde a banda relembra toda a sua carreira. Infelizmente, não há legendas em nenhuma das apresentações especiais, mas em compensação, o DVD é dotado de um recurso muito interessante e que eu não havia visto ainda: a possibilidade de se criar uma lista personalizada de execução dos videos.

O fato dos dois DVDs estarem em 2.0 canais é, dos males, o menor, visto que os vídeo-clipes servem para promover as faixas dos CDs, são originalmente feitos para TV e por isso mantem a mesma mixagem. A falta de 5.1 canais só é realmente sentida na apresentação dos Cranberries em Vicar Street.

Sem a menor sombra de dúvida, dois lançamentos imperdíveis...


Nenhum comentário: