1 de jul. de 2003

Discoteca Básica

R.E.M. - Automatic For The People (1992)

Após passarem a década de 80 como os "queridinhos" das college radios americanas, lançando trabalhos interessantes como Murmur (1983) e Document (1987), gravarem um libelo ecológico (Green - 1988) e definitivamente conquistarem o planeta com um sucesso até excessivo demais (Out Of Time - 1991), talvez o R.E.M. estivesse bem à vontade para tentar algo mais despretencioso.

O grupo misturou então algumas letras introspectivas, melodias sombrias e muita melancolia e quase sem querer cometeu o melhor disco de sua carreira: Automatic For The People. Praticamente gravadas apenas com instrumentos acústicos, estas doze canções são a trilha sonora ideal para qualquer viagem. Profundas e reflexivas mas ao mesmo tempo serenas e lindas.

O disco abre com a inquieta Drive, passeia pelas agruras de um cidadão comum imerso na cultura popular em The Sidewinder Sleeps Tonite, descreve a importância da amizade mesmo quando essa nos causa sofrimento em Everybody Hurts, homenageia o humorista Andy Kaufman com Man On The Moon e encerra com a filosófica Find The River.

Indispensável aos ouvidos e ao espírito, tal qual uma bom livro, sem nem ao menos se desgastar ao longo destes dez anos, Automatic For The People permanece como a obra-prima dos rapazes de Athens.

Nenhum comentário: