22 de jun. de 2004

Celebrando a vida na morte

Aqui está mais um CD que me interessou exclusivamente pelo seu repertório. Até então, eu só havia ouvido falar da The Dirty Dozen Brass Band, mas nunca havia escutado seu trabalho. Formada basicamente por uma seção de metais (dois trumpetes, um trombone e dois saxofones), acompanhados por uma bateria, sousaphone (um instrumento similar em sonoridade à tuba e adaptado para bandas de desfile) e uma guitarra discreta, essa banda de New Orleans é reponsável por manter a tradição jazz característica dessa cidade, adicionando à sua música doses generosas de Rythm & Blues.

Dando continuidade a uma carreira de notável qualidade, é com Funeral For A Friend (Ropeadope, 2004), seu décimo trabalho, que a DDBB recebeu um destaque especial do site AllMusic. O disco é dedicado à Anthony "Tuba Fats" Lacen, um dos fundadores da banda e falecido algumas semanas após a conclusão das gravações. No repertório, desfilam músicas tradicionais de funeral mesmo, a maioria oriundas do cancioneiro religioso, como What a Friend We Have in Jesus e Amazing Grace, agrupadas em 3 temas de modo a reatratar toda a cerimônia (o desfile, a chegada ao cemitério e o retorno prá casa). A escolha do repertório tem muito da influência espiritual que "Tuba" recebeu de seus pais ainda na infância.

Mas o CD não é depressivo ou excessivamente melancólico. Há um clima de reverência, óbvio, mas entre as músicas com andamento mais pesaroso (Just a Closer Walk With Thee, Is There Anybody Here That Loves My Jesus?), aparecem também ritmos mais alegres, várias improvisações e alguns vocais (Jesus on the Mainline, I'll Fly Away), que empregam ao trabalho um clima contagiante de festa e, acima de tudo, de uma jazz band interessada em celebrar a vida, através da tristeza e reflexão sobre a morte.

A página especial da banda no site da Ropeadope, traz maiores informações, confiram!


Nenhum comentário: