8 de nov. de 2005

Miles Davis - 'Round About Midnight

ALL THAT JAZZ

Miles Davis / 'Round About Midnight
(2005 – Columbia)

De todas as colaborações entre Miles Davis e John Coltrane – excetuando-se Kind Of Blue, de 1959, que devido a seu valor indelével eu considero hors concours –, 'Round About Midnight é para mim a obra-prima máxima dessa formação, que então assumiria o nome de Miles Davis Quintet, e justamente o seu debut na gravadora Columbia. Eu possuia uma cópia em CD-R deste álbum (já que ele não havia sido lançado por aqui ainda), mas fiquei muito satisfeito com a nova edição dupla preparada pela Columbia (Legacy Edition), com o selo comemorativo de 50 Anos de Miles, contendo a obra original remasterizada, faixas bônus das sessões de gravação e mais um CD extra com apresentações ao vivo do mesmo período.

O brilho de 'Round About Midnight reside em diversos fatores, mas certamente um deles é a seleção do repertório do disco, ou mais exatamente seus compositores: Thelonius Monk ('Round Midnight), Charlie Parker (Ah-Leu-Cha) e Cole Porter (All Of You) – que são as melhores do CD. Evidentemente, os músicos em si fazem toda a diferença na interpretação das mesmas: Miles Davis e seu trompete rascante improvisando em diferentes estilos, do cool ao bop; John Coltrane, então um desconhecido, extrapolando os solos no sax tenor, revelendo um pouco do que sua produção musical o levaria nos anos seguintes; o acompanhamento discreto mas eficaz de Red Garland ao piano; mais Paul Chambers, no baixo e Philly Joe Jones, na bateria, completando uma dos conjuntos mais coesos que o jazz já conheceu.

O segundo disco é um agradável presente a essa obra seminal da carreira de Miles. A primeira faixa traz uma versão arrebatadora de 'Round Midnight, contando com a presença ilustre do próprio Thelonius Monk ao piano, além de uma formação diferente de acompanhantes. Registrada no Newport Jazz Festival em Julho de 1955 – portanto anterior a gravação do disco – essa apresentação influenciou diretamente a inclusão da música no repertório do mesmo. As demais faixas são de outra apresentação, de 1956, já com a formação clássica, em que são executadas versões de algumas músicas que mais tarde seriam incluidas nos álbuns seguintes do quinteto, como Walkin', It Never Entered My Mind e Woody 'N You.

Prá completar, a edição possui um encarte caprichado com muita informação a respeito da obra. É discoteca básica!

Nenhum comentário: