12 de jan. de 2004

Música de fundo
The Beatles - Let It Be... Naked

Ganhei este CD duplo, da minha "Amiga Secreta" (a Carina), na festa de Natal/2003 da PROCERGS/Dpro. Muito obrigado Carina. É mais uma excelente aquisição para a minha coleção!

O CD é dito "naked" (nu) porque apresenta as músicas sem os arranjos orquestrais existentes no original (de 1970), inseridos pelo produtor Phil Spector. E não é o que andaram dizendo por ocasião da festa na DPro, que os "Beatles" apareceriam nus, nas fotos do encarte... :-)!

Falando um pouco do álbum, a ordem das músicas é diferente do original. Entre chaves [x] estão os números das trilhas no lançamento original.

1) Get Back [12] - Tiraram toda a introdução que existia no CD original. No primeiro álbum ouve-se uma conversa dos Beatles. Alguém tosse e parece que o John diz "cigarretes are fine..." ou algo assim, ouvem-se alguns acordes e depois inicia a música. No "naked" tiraram tudo isso. Não existe mais nenhuma "conversa" nem antes nem no final das músicas. Acredito que foi para valorizar o CD bônus que acompanha o disco, com a gravação das conversas em um dia de ensaio. No final, ganha-se aqui, mas perde-se ali. Assim não vale :-( !

2) Dig A Pony [2] - No CD original inicia com uma conversação seguida de um acorde introdutório. Na nova versão já sai na música.

3) For You Blue [11] - Está igual. Nada mudou.

4) The Long And Widing Road [10] - Está com um tratamento "acústico" na nova versão, só com o piano/teclado fazendo o acompanhamento. Para a crítica especializada, esta faixa é a que mais tinha sido arruinada pelo Phil Spector. Confesso que gostei mais com o arranjo orquestral. Parece que esta música merece aqueles violinos todos, só o piano não é suficiente. Mas enfim, gosto é gosto...

5) Two of Us [1] - Inicia sem a frase do John.

6) I've Got A Feeling [8] - Sem alteração. Segue o mesmo andamento, com Paul comandando o show. Foi legal ouvir, as duas versões juntas (coloquei no som e no micro e consegui iniciar no mesmo ponto). Uma sobrepondo a outra, quase exatamente.

7) One After 909 [9] - Rock puro! Felizmente não fizeram nada [muito] diferente aqui. No original termina com uma frase "Dany boy ..., palmas, etc.". Na nova versão eliminaram este final... pula direto para a música seguinte (Don't Let Me Down). O som, de uma maneira geral, é melhor no novo CD (foi remasterizado).

8) Don't Let Me Down [não existia no CD original]

9) I Me Mine [4] - Sem alterações, segue o mesmo andamento, e perdeu um pouco dos arranjos originais.

10) Across the Universe [3] - Enquanto no CD original o tom é suave e melódico, acompanhado por uma orquestra e coro, na nova versão o tratamento é quase acústico e num ritmo mais rápido.

11) Let It Be [6] - Praticamente sem alterações. Segue quase o mesmo arranjo e ritmo. A nova versão parece um pouco mais lenta.

As faixas [5] "Dig It" e [7] "Maggie Mae" foram simplesmente eliminadas da nova versão, dando lugar para "Don't Let Me Down".

O álbum é duplo, com um segundo disco intitulado "Fly On The Wall", mostrando um dia (de janeiro/1969) de ensaio dos Beatles. Este tem alguma utilidade somente para os "beatlemaníacos" (que nem eu...).

Acompanha um excelente livreto, com 32 páginas repletas de fotos, trechos do livro "Let It Be" e um detalhado comentário (liner notes) de Kevin Howlett, sobre o que foi a gravação deste tão polêmico disco dos Beatles. Na época havia muita tensão entre eles e discutia-se muito o futuro do grupo. Kevin Howlett conta que nas gravações do filme/show "Let It Be", George chegou a abandonar os ensaios!

Um fato curioso: embora lançado em 1970, este não é o último álbum dos Beatles. A maior parte dele foi gravada em 1969, bem antes do "Abbey Road". Este sim é o último álbum gravado pelos Beatles.

Em virtude desta tensão e discussões, e mais as firulas inseridas por Phil Spector, o álbum não é musicalmente tão consistente, mas o fato é que um disco "abaixo do padrão" dos Beatles é melhor do que o melhor trabalho de qualquer outro grupo! Além disso, a nova remasterização melhorou sensivelmente a qualidade do som. Imperdível para qualquer fã dos "Fab 4"!

J.T. Cevallos, 26/12/2003.


Nenhum comentário: