Após assistir aos 90 minutos deste bem executado show do DVD Live 2003, do Coldplay, no Sydney's Horden Pavilion, em julho de 2003, chego a conclusão que ele é.... basicamente isso: bem executado! Não chega a ser um elogio mas também não é uma crítica. A verdade é que o quarteto londrino não acrescenta nenhuma novidade ao apresentar os seus hits – e são vários para um discografia de apenas dois álbuns – tocando cada música exatamente da mesma maneira que as ouvimos nas gravações de estúdio. De qualquer forma, o faz de maneira competente, interagindo com a platéia e transmitindo a força que cada música trás dentro de si – que é um dos motivos do seu sucesso.
O show foi filmado em câmeras Super-16mm, alternando tomadas coloridas e em preto & branco e tendo uma iluminação condizente com o clima das músicas. Apesar de escuro, a qualidade da transferência é razoável. Destaque para o jogo de sobreposição de imagens das lâmpadas desfocadas utilizado na edição, e que produziu um efeito bem bonito. Em geral a imagem é escura, e a qualidade da transferência, razoável. Já o som poderia ter um tratamento melhor. Mesmo a faixa DTS é irregular e carece de uma melhor distribuição dos instrumentos nas caixas traseiras. O efeito surround praticamente só é percebido quando a platéia se manifesta ao final de cada música.
Alguns bons momentos estão reservados no documentário que acompanha o DVD. São mostrados depoimentos e cenas de bastidores da extensa turnê que a banda realizou em 2003, capazes de cativar mesmo quem não é fã. O Coldplay é sincero naquilo que faz, e mesmo o apoio à campanha do Make Trade Fair não soa falso ou oportunista. Há inclusive um momento bem interessante: quando eles vão tocar em Red Rocks, no Colorado, Chirs Martin lembra, com reverência, que naquele dia faziam exatos 20 anos que o U2 havia se apresentado no mesmo lugar.
Mas se isso é algum tipo de presságio, só o tempo dirá...

Nenhum comentário:
Postar um comentário